A Cidade

[rev_slider alias=”slider_home”]

VESPASIANO, CIDADE POLO DO VETOR NORTE.
DESTINO CERTO PARA SE INVESTIR.

História

O Município de Vespasiano pertence à Região Metropolitana de Belo Horizonte e tem a história de seu desenvolvimento fortemente ligada ao crescimento da capital . Existem duas vertentes para justificar o surgimento do arraial que, mais tarde, daria origem ao Município de Vespasiano.

A primeira delas fundamenta-se numa pesquisa realizada em 1994, pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, através de seus representantes professor Celso Falabella e Dr. Wilson Veado. Pela pesquisa, constata-se a presença dos primeiros habitantes no lugarejo, por volta de 1738, quando se instalou aqui a 1ª Cia de Ordenança de Minas Gerais e, por volta de 1745, a chegada dos primeiros mineradores em busca de riquezas, fazendo surgir, desta maneira, o primeiro núcleo habitacional da região.

A segunda vertente está intimamente ligada à figura de D.Marianna da Costa. Podemos afirmar que esta senhora foi o “agente facilitador” do povoamento do município. D. Marianna Joaquina da Costa, natural de Santa Quitéria, hoje Esmeraldas, era casada com Joaquim da Fonseca Ferreira, filho de antigos mineradores da Fazenda da Carreira Comprida,em Santa Luzia. O casal se fixou nesta região em 1853 e seu patrimônio, imenso, era constituído de toda a área onde hoje se ergue a região central de Vespasiano, incluindo terrenos em Lagoa Santa.

Marianna não se cansava de incentivar a vinda de pessoas para nosso povoado, que ia se expandindo com muita rapidez e recebendo as primeiras famílias: Fonseca Ferreira – família fundadora – seguida das famílias Lima e Silva e dos imigrantes portugueses, italianos, espanhóis e sírios,que constituíram as famílias Pereira, Rocha, Gelmini, Marani, Vercesi, Correa ,Viana, Barbosa, Valle, Fagundes, Santos, Salomão, Nassif, Issa, Duarte Tercetti, Drumond, dentre outras.

Aos poucos, Dona Marianna foi doando a essas pessoas pequenas áreas para que aqui se estabelecessem, cedendo também a água para abastecimento do povoado, bem como parte de alguns terrenos para construção do cemitério velho e da Igreja Matriz.

Da então Fazenda do Capão, de propriedade de Dona Marianna, surgiu o Arraial do Capão, com a construção das primeiras casas em terrenos vendidos e doados à futura paróquia. Ao redor do Arraial, expandiam-se as fazendas agropecuárias Fazenda Maçaricos, Angicos, Barreiro, Varginha onde se cultivava a cana-de-açúcar, o milho e o feijão e se criava gado. Mais tarde, desenvolveu-se a indústria de cal.

Com a inauguração da Estrada de Ferro Central do Brasil, em 1894, o Arraial passou a se chamar Vespasiano, em homenagem ao administrador da ferrovia, Cel. Vespasiano Gonçalves de Albuquerque e Silva. A construção dessa ferrovia foi de grande importância do ponto de vista socioeconômico, pois, além de atrair novos moradores, favoreceu o escoamento dos produtos da região. Em 18 de dezembro de 1915, através da Lei Estadual 336, é criado o distrito de Vespasiano que, até 1948, pertenceu ao Município de Santa Luzia. O povo de nossa terra sempre cultivou fortes sonhos de liberdade, sem perder suas tradições e seus ideais conseguindo, através de muitas lutas, sua autonomia político-administrativa em 27 de dezembro de 1948.

Como Município, Vespasiano abrigou o distrito de São José da Lapa, onde, no final dos anos 40, foi instalada a Indústria de Calcinação e, anos mais tarde, a Cia. de Cimento Itaú e a Fazenda Nova Granja. Sedimentando a vocação da cidade para a indústria, nela instalou-se, em 1968, a Companhia Alterosa de Cervejas, iniciando-se ,assim, o processo de mudança efetiva na base econômica.

Emancipação

Na Vespasiano de 1948, o sonho de emancipação já estava presente, como confirma um artigo publicado no jornal “O Diário”, datado de 14 de abril do referido ano.

Nesse artigo, alguns nomes de cidadãos vespasianenses foram grafados erroneamente. Porém, para se preservar a importância histórica do mesmo, ele foi transcrito como se encontra no original. “Vespasiano pleiteia sua emancipação”

As possibilidades do adiantado distrito de Santa Luzia – Na Capital uma comissão que se avistou com as autoridades.

Não resta dúvida quanto as possibilidades que tem a vizinha localidade de Vespasiano de tornar-se município por ocasião da próxima revisão administrativa e judiciária do Estado, a vigorar a partir de 1º de janeiro de 1949. Aliás, 99% dos vespasianenses estão cientes da privilegiada situação do torrão natal pelo que têm trabalhado com afinco em prol da emancipação.

Na verdade, Vespasiano preenche todos os requisitos da lei. A renda ultrapassa a casa dos 130 mil cruzeiros. O progressista distrito de Santa Luzia possui cerca de 412 prédios, muitos dos quais se prestam à instalação dos serviços municipais; 2 praças de esportes, 3 clubes recreativos, modelar Circulo Operário, matadouro, moderno Grupo Escolar, estabelecimentos bancários, olarias, cerâmicas e ricas jazidas de calcários. A Companhia do Cimento Itaú projeta a instalação de uma fábrica de cimento na localidade. 60% das verduras que chegam a Belo Horizonte provêm de Vespasiano, que se destaca como centro distribuidor de leite e cereais. Apesar de ser o primeiro distrito de Santa Luzia, Vespasiano quase não tem comunicação com a sede, em vista do péssimo estado de conservação da rodovia.

O Município

Situada a apenas 15 Km do Aeroporto Internacional Tancredo Neves – um dos  principais do País; e a 18 Km do Aeroporto da Pampulha. Encontra-se a 40 km do centro da capital mineira e vizinha à Cidade Administrativa (sede do poder executivo estadual), Vespasiano conta hoje com 130 mil habitantes.

Em 1969, instalou-se na sede do município, a primeira grande indústria, a Cia. Alterosa de Cervejas (mais tarde ocupada pela Cia. Antártica de Cervejas).  Vespasiano começou assim a se ingressar na era industrial.

Em 1973, instalou-se às margens do Ribeirão da Mata, a Soeicom, e o distrito Industrial “Prof. José Vieira de Mendonça”, em 1976, onde se instalaram indústrias de grande e médio porte, como a Mannesmann  Demag Ltda., Belgo Mineira Bekaert  Artefatos de Arame Ltda. E mais tarde a Indústria Gessy Lever Ltda, cujas instalações, hoje, são ocupadas pelo Laboratório Hermes Pardini,

O crescimento industrial do município acompanhou o “boom” do crescimento do Estado de Minas Gerais , o que resultou numa grande concentração populacional na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

As indústrias ali instaladas propiciaram nova base econômica da qual o município ressentia e estas indústrias aceleraram o crescimento demográfico da região, anteriormente dinamizado por Belo Horizonte/Contagem.

Vespasiano desponta hoje como um dos municípios mais promissores da RMBH, possuindo e oferecendo as condições mais objetivas para o desenvolvimento da região como um todo e a nível municipal, reforça e amplia  sua vocação industrial.

Os recursos existentes, aliados à infraestrutura e à proximidade da capital, privilegiam a região, que é servida por rodovias (MG424 e MG010 – Linha Verde) dois aeroportos (Pampulha e o Internacional “Tancredo Neves”) e rede ferroviária, com dupla bitola, comunicando-se dessa forma com as principais capitais e centros comerciais do país, inclusive portos. E, além disso, políticas públicas e uma série de novos projetos de infraestrutura em curso, hoje no Vetor Norte, ampliam ainda mais essa perspectiva de amplo desenvolvimento nos próximos anos.

Vespasiano conta ainda com a mais revolucionária eficiente e ecologicamente correta fonte de energia fóssil que é o gás natural, fruto de uma conjugação de esforços, para diversificar  a matriz  energética estadual,

O gás natural que é um combustível não poluente, também chamado de “Energia Verde”, substitui o óleo combustível, lenha ou carvão, entre outros, proporcionando importante ganho ambiental.

Por estas peculiaridades e localização estratégica no Vetor Norte, o Município de Vespasiano constitui-se, tecnicamente, em forte e natural opção para expansão industrial da RMBH.

Hoje, com sua vocação industrial cada vez mais consolidada, Vespasiano abriga grandes empresas que se instalaram na cidade. Nos últimos anos, o município tem assumido sua vocação para o desenvolvimento e se tornado um polo industrial emergente. Hoje, a cidade figura como uma das mais importantes do setor industrial do estado, atraindo a atenção de empresas pelas inúmeras vantagens competitivas que a cidade oferece.

Na condição de município circunvizinho da capital do Estado e de Confins, município que abriga o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, Vespasiano passou por transformações sociais e estruturais profundas na última década. De cidade periférica com uma insipiente vocação industrial, Vespasiano se tornou uma das principais beneficiadas da transferência da sede do poder estadual para a Cidade Administrativa e das políticas de desenvolvimento para o Vetor Norte. Os investimentos deslocaram o eixo do desenvolvimento para a região, atraíram inúmeros empreendimentos, mudaram as condições de infraestrutura e provocaram um boom imobiliário no entorno da Linha Verde. Todos estes movimentos mudaram a realidade da região com impacto socioeconômico positivo.

A cidade vive um momento favorável com tantas novas perspectivas, mas não há como pensar em desenvolvimento se ele não estiver ligado ao bem estar do cidadão, parte interessada e essencial ao sucesso de qualquer gestão pública. É pensando na humanização dos serviços, com atendimento de qualidade, que a atual administração está trabalhando. Por isso é preciso elevar o padrão dos serviços públicos prestados ao cidadão, para que fiquem motivados a participar como parceiros e agentes transformadores da realidade que vivem.

Principais pontos turísticos

Casa da Cultura de Vespasiano – Museu

Prédio construído em 1927, possui um grande acervo de centro de pesquisas, com um Museu Histórico Dona Mariana da Costa e um Museu do Folclore “Saul Martins”
Rua Francisco Lima, Centro.

Palácio das Artes Nair Fonseca Lisboa

Possui a Escola Capitão Carambola onde oferece cursos na área de Música, Cerâmica, Criatividade, Desenho, Teatro, Pintura e outros. O teatro também possui as salas de exposições Oscar Raimundo Machado e José Aguiar Pinto Coelho, e o auditório de teatro Valtério Araújo Valle que acomoda 219 pessoas.
Rua Francisco Lima, Centro.

Praça JK (Quarteirão Fechado JK)

Linhas Arquitetônicas modernas, coreto, fonte luminosa, relógio de sol e bem arborizada, é usada para manifestações populares e artísticas, cumprindo seu papel de integração social.
Localização: Centro.

Praça Renato Barbosa Fonseca

Construída com base na história local, lembrando as velhas serestas e encontros sociais da classe estudantil.
Localização: Centro.

Praça Santana

Área pequena, tendo ao centro uma capela e uma gruta de concreto. Ao fundo a imagem de São Cristovão, é uma das praças mais antigas do município.
Localização: Centro.

CAM – Clube Atlético Mineiro

O Atlético é um dos clubes mais estruturados do futebol brasileiro. De seu patrimônio, fazem parte a Cidade do Galo, Shopping Diamond Mall, Sede Administrativa de Lourdes, Vila Olímpica, Labareda e Lojas do Galo. O centro de treinamento do Atlético é referência mundial. Em Maio de 2010, foi eleito o melhor CT do Brasil com uma área de 250 mil m², é “Uma Verdadeira Cidade”. A Cidade do Galo possui quatro campos de tamanho oficial, hotel de 1ª linha para concentração, com 20 suítes, sala de jogos, restaurante, auditório, deck de madeira panorâmico e cozinha semi industrial, moderna sala de fisiologia, departamento médico e odontológico, vestiários, academia completa com equipamentos de última geração, piscina aquecida, tanque de gelo, caixa de areia e lavanderia. Em 2010, entre outras benfeitorias, o Atlético instalou, no Campo Um, a grama utilizada nos melhores estádios do mundo, e inaugurou um avançado Centro de Fisiologia do Esporte. O Atlético fica no seguinte
Endereço: Rodovia MG-424, Km 21 – Bairro Jardim da Glória – CEP: 33200-322.

VEC – Vespasiano Esporte Clube

É clube mais antigo da cidade, sendo fundado em 27 de setembro de 1916. O Clube é um dos mais tradicionais times amadores da região metropolitana de BH. Seu estádio é bem localizado e possui um campo oficial com sistemas eletrônicos de irrigação e iluminação, além de uma área social, quiosques para confraternização e campos adicionais para a prática de esportes.
Localização: Centro.

Outras Informações

Significado do Nome

Em homenagem ao Diretor da E.F.C.B., Coronel Vespasiano de Albuquerque e Silva.

Aniversário da Cidade

27 de Dezembro.

Gentílico

Vespasianense.

População

122.365 habitantes de acordo com o censo do IBGE de 2017.

Características

É famosa por sediar a Cidade do Galo, centro de treinamento do Clube Atlético Mineiro. Banhada pelos Rios Córrego Sujo e Córrego Carrancas e Bacia do Rio São Francisco torna a cidade mais atraente e um clima mais agradável.

Clima

Tropical de Altitude.
Temperatura Média – 21,1º C

Eventos

Vespasiano destaca-se pelas suas manifestações folclóricas, como o tradicional Boi-da-Manta, Congado e possui o Museu do Folclore Saul Martins, dos mais completos do gênero no país.

Bairros mais conhecidos

  • Angicos
  • Bela Vista
  • Benardo de Souza
  • Boa Vista
  • Bonsucesso
  • Caieiras
  • Caieiras Velho
  • Célvia
  • Central Park
  • Centro
  • Chacara Laranjeiras
  • Cipriano
  • Coqueiros
  • Gávea 1
  • Gávea 2
  • Jardim Alterosa
  • Jardim Bela Vista
  • Jardim da Glória
  • Jardim Daliana
  • Jardim Encantado
  • Jardim Itaú
  • Jardim Paraíso
  • Jequitibá
  • Lar de Minas
  • Lourdes
  • Mangueiras
  • Maria José
  • Mônaco
  • Morro Alto
  • Názea
  • Nova Granja
  • Nova Pampulha
  • Nova York
  • Novo Horizonte
  • Parque Industrial Alterosa
  • Parque Industrial José Vieira de Mendonça
  • Parque Industrial Nova Granja
  • Pouso Alegre
  • Ribeirão da Mata
  • Rosa dos Ventos
  • Santa Catarina
  • Santa Clara
  • Santa Cruz
  • Santa Maria
  • Santo Antônio
  • São Damião
  • São Geraldo
  • São Jorge
  • São José
  • Serra Azul
  • Serra Dourada
  • Suely
  • Vale Formoso
  • Vida Nova
  • Vila da Fé
  • Vila Esportiva
  • Vista Alegre

Hinos

Valsa à Vespasiano

Autor: Mozart Bicalho

Vespasiano deslumbra
Quando há luar de prata
Argento espiral relumbra
E o Ribeirão da Mata
Belas planícies de flores
E plantações enfeitadas
São muito ricas de amores
De sonhos bons matizadas
Terrinha hospitaleira
Fértil torrão do Brasil
Tua gente prazenteira
Tem alma primaveril
Nossa Senhora de Lourdes
Grande mãe e padroeira
Derrama tua virtudes
Nesta cidade mineira

Vespasiano em três tempos “Tempos de sua realidade”

Letra e música de Orlando Francisco da Cruz

POEMA EXALTAÇÃO

1º tempo (samba)
Vespasiano é sem igual
Tem muito amor e carnaval
É a cidade sorriso
Nosso paraíso
Em Minas Gerais
E além do mais
Tem muita gente famosa
Orgulho desta terra prodigiosa

2º tempo (marcha)
Vespasiano também tem uma praça
Tão linda, tão linda
Emoldurada por um céu sempre azul
Tão linda, tão linda.
A nossa praça que aí está
É mais singela
Entre as mais belas
Do nosso rincão
Tem jardins sempre floridos
Que dão ao colorido
Estranha sensação

3º tempo (valsa)
E quando o sino da matriz

Chama o povo à oração
Parece até que diz
Parece até que diz
Blim blão, blim blão
Sou vespasianense (BIS)
de alma e coração.

Estes hinos, embora muito representativos, não são registrados oficialmente.

Galeria de Fotos