Termina a Etapa Microrregional do JEMG e equipes da cidade de Vespasiano foram destaques nas competições

Vespasiano sediou o JEMG – Jogos Escolares de Minas Gerais de 2018, da Microrregião Metropolitana C. O evento esportivo teve a participação de oito cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Escolas da rede municipal e estadual de Confins, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, São José da Lapa e Vespasiano participaram da edição 2018.

A abertura do evento, realizada dia 23 maio, no ginásio Poliesportivo Raimundo Cardoso da Fonseca, no Bairro Caieiras foi embalada pelo som da Banda Jovem de Vespasiano, que tocou sucessos do funk, como “O show das Poderosas”, de Anitta e “Você partiu meu Coração”, de Nego do Borel, o maestro Adriano Pimentel surpreendeu o público, que pediu bis.

Nessa etapa os alunos-atletas participaram nas modalidades coletivas (basquete, futsal, handebol e voleibol) e na modalidade de xadrez, em dois módulos, nos naipes masculino e feminino. Os campeões de cada modalidade coletiva e os 4 primeiros colocados do xadrez se classificaram para a etapa regional. O encerramento dos jogos em Vespasiano aconteceu no dia 27 de maio.

As escolas de Vespasiano que se classificaram para a próxima etapa regional no Módulo I foram: Escola Estadual Guilherme Hallais França, nas modalidades futsal feminino e Xadrez Masculino. No Módulo II foram campeãs as escolas: Estadual Guilherme Hallais França, na modalidade futsal feminino e volei de Praia Feminino; Estadual Padre José Senabre, na modalidade de futsal masculino; Colégio Tiradentes da PMMG, na modalidade xadrez masculino e Estadual Francisco Viana, no volei de praia masculino.

Denísia Vieira, representante da Metropolitana C e da Secretaria de Estado da Educação falou sobre a importância do torneio para o calendário escolar do Estado e sobre a parceria com o Município de Vespasiano, sede da Microrregião. Segundo Denísia é comprovado por pesquisas que os alunos que participam de práticas esportivas, têm melhor desempenho nos conteúdos escolares e apresentam melhor comportamento disciplinar.

“Vespasiano tem sido um importante parceiro para o Estado, uma vez que o Município apresenta uma boa infraestrutura, a recepção dos jogos é fantástica, a estrutura física das quadras é excelente e o melhor de tudo é que as pessoas gostam dos jogos escolares aqui”, ressaltou a representante da Metropolitana C e da Secretaria de Estado da Educação.

A prefeita Ilce Rocha exaltou a juventude de Vespasiano que recebe alunos de outras cidades, para que juntos pudessem promover uma competição de alto nível.  “É um prazer receber outras cidades em nosso município e poder mostrar nossa estrutura esportiva, que é motivo de muito orgulho para todos nós. O que queremos é incentivar a juventude a praticar esportes, o que é uma arma muito forte contra a vulnerabilidade social”, declarou a prefeita.

A secretária de Juventude e Esportes, Jessica Paloma Fontes Boffo, explicou que, além de ser um privilégio sediar os jogos, o município anfitrião do JEMG em qualquer uma das etapas, pode receber do Estado até 35% do ICMS esportivo. De acordo com a secretária, o investimento no esporte retorna para a cidade em forma de promoção pedagógica aos alunos-atletas e ainda contribui com a arrecadação do município.

O aluno-atleta João Henrique Aviz Salles, jogador de futsal e estudante da Escola Estadual Padre José Senabre, de Vespasiano foi o orador na noite de abertura dos jogos. O adolescente de 17 anos falou da oportunidade em participar da competição: “Sinto-me muito feliz em representar minha escola e minha cidade no JEMG, para quem sonha em ser atleta profissional, como eu, esta é uma boa chance de aprender e de se mostrar para as grandes equipes”, disse o estudante.