Atenção!

FEBRE MACULOSA (FM)

O Município de Vespasiano teve seu primeiro caso confirmado de Febre Maculosa (FM). Trata-se de um morador do Bairro Fagundes, sexo masculino, 50 anos. Segundo investigação epidemiológica, levantou-se que o local provável de infecção tenha sido nas proximidades do Ribeirão da Mata, onde o mesmo tinha hábito de pescar frequentemente. O paciente foi atendido inicialmente na UPA 24 horas que diante da suspeita de Febre Maculosa, o encaminhou em seguida a um hospital de referência em Belo Horizonte. Exames laboratoriais foram realizados confirmando o caso, o paciente foi devidamente medicado e acompanhado após alta hospitalar.  Diante disso placas de alerta à comunidade foram fixadas em áreas reconhecidas como de risco.

A Prefeitura de Vespasiano, através da Secretaria Municipal de Saúde, e das divisões de Vigilância em Saúde e Zoonoses , realizou visitas aos moradores do referido bairro, orientando-os sobre o caso de Febre Maculosa ocorrido e  as formas de prevenção,  bem como disponibilizando material informativo.

Ressaltamos que a Febre Maculosa é uma doença infecciosa que pode provocar sintomas iniciais como febre, em geral alta, dor de cabeça, dor intensa no corpo, mal-estar generalizado, náuseas e vômitos, dentre outros. É adquirida através da picada do carrapato infectado por uma bactéria (Rickttsia rickettsii). A bactéria vive no carrapato da espécie popularmente conhecida como “carrapato estrela’’, ‘’carrapato de cavalo’’ ou ‘’rodoleiro’’. Os equídeos (cavalo, burro e etc), roedores como a capivara e marsupiais como o gambá, têm importante participação no ciclo de transmissão da Febre Maculosa. A transmissão da doença ocorre geralmente quando o carrapato permanece aderido na pessoa por um período de 4 a 6 horas. A doença não é transmitida de pessoa a pessoa.

Ressaltamos que as capivaras são protegidas por Lei: LEI COMPLEMENTAR Nº 140, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2011, LEI Nº 9605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998 – LEI DE CRIMES AMBIENTAIS INSTRUÇÃO e NORMATIVA ICMBIO/IBAMA Nº 01, DE 08 DE DEZEMBRO DE 2014.

Em caso de dúvidas entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde: Vigilância em Saúde 3621-8091 – Zoonoses 3621-7986.

Orientações gerais

• Evite áreas infestadas por carrapatos;
  • Nos locais com casos de Febre Maculosa, recomenda-se o uso de vestimentas que evitem o contato com os carrapatos. Recomenda-se vestimentas (inclusive calçados e meias) sejam de cor clara, a fim de facilitar a visualização do vetor;
  • Repelentes podem ser aplicados em roupas e calçados;
  • Não esmagar o carrapato com as unhas, pois ele pode liberar as bactérias e infectar partes do corpo com lesões;
  • Examinar o corpo frequentemente, se encontrar o carrapato, retirar preferencialmente com auxílio de uma pinça;
  • Comunicar a Secretaria Municipal de Saúde sobre áreas infestadas em ambientes urbanos.

Fonte:

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde: volume 2 / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. – 1. ed. atual. – Brasília: Ministério da Saúde, 2017.

Informe Técnico SES/MG: Memo. Circ. DVA/SVEAST/Sub.VPS –  Nº 071/2016