Professoras da Rede Municipal concluem formação de curso sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

A Secretaria Municipal de Educação de Vespasiano cumpriu mais uma meta importante, para o desenvolvimento do ensino público de qualidade na cidade, ao buscar qualificar as professoras do Ensino Infantil e Fundamental. A meta é cumprir a decisão do MEC firmada pelo PNE – Plano Nacional da Educação que determina a alfabetização de crianças até o final do 3º ano do Ensino Fundamental, quando elas completam 8 anos.

Para buscar a qualificação necessária, 15 professoras participaram do curso de formação do PNAIC 2017/2018 – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, ministrado na UFMG, com carga horária de 100 horas, com apoio da Secretaria Municipal de Educação. As professoras criaram 15 turmas formadoras e assim compartilharam o treinamento recebido do MEC para mais de 150 professoras.

Na noite da última terça-feira, dia 12 de junho, uma cerimônia marcou o encerramento do encontro do PNAIC promovida pela prefeitura de Vespasiano, através da Secretaria Municipal de Educação, que reuniu professoras da Educação Infantil, alfabetizadoras e orientadores de estudos que concluíram a formação.

Na oportunidade, a Prefeita Ilce Rocha engrandeceu a iniciativa das professoras, “apesar deste momento difícil em que faltam investimentos dos Governos federal e estadual na educação, a gente vê educadores com essa vontade de mudar a realidade, com essa vontade de educar, vontade de servir, de se capacitar, isso é muito importante. O principal é ter isso dentro das pessoas, buscar novos horizontes e assim, contribuir para mudar a realidade das crianças de nossa cidade e da comunidade como um todo,” declarou a Prefeita.

O PNAIC é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos federal, estaduais e municipais.  A adesão não é obrigatória, contudo a Secretaria Municipal de Educação aderiu ao projeto com o objetivo de melhorar os índices de alfabetização do Município e consequentemente o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Laís de Castro Brant, o IDEB de Vespasiano ainda precisa ser melhorado, conforme orienta o MEC. Laís ressaltou a importância do programa para o Município, “nesta gestão mudamos o foco e decidimos trabalhar a alfabetização a partir da educação infantil, de forma lúdica. Tudo o que pudermos fazer para fortalecer a educação municipal faremos, porque acreditamos que esse é o caminho certo para mudar a história da educação em nossa cidade”, disse a secretária de Educação.

Laís ainda acrescentou que as professoras que aderiram à proposta, fizeram o curso sem o recebimento de bolsa, elas participaram da formação fora do horário de trabalho, durante a noite. Mesmo sem receber o material do MEC, a equipe formadora conseguiu autorização para copiar as apostilas e assim repassar o treinamento.

Inaldia Viana da Silva Sabino, coordenadora do PNAIC em Vespasiano, afirmou que a aplicabilidade desse novo modelo já está sendo desenvolvida nas escolas, “o impacto é direto, assim que as professoras recebem o material elas já aplicam a metodologia na sala de aula. Desta forma, Vespasiano avança no processo de alfabetização de nossas crianças” finalizou a coordenadora.