Prefeitura de Vespasiano adere ao programa ID Jovem

A Prefeitura de Vespasiano, através da Secretaria de Juventude e Esportes realizou, na tarde do dia 16 de maio, no auditório do Paço Municipal, a apresentação do programa ID Jovem.
A Identidade Jovem é a garantia de direitos para mais de 18 milhões de jovens brasileiros e a Prefeitura de Vespasiano apóia, integralmente, o programa para os jovens vespasianenses.
Para a Secretária de Cultura, Lazer e Turismo, Mônica Regina da Cruz, é preciso que o jovem de baixa renda tenha acesso pleno à cultura e a mobilidade. “Com acesso ao teatro, cinema, museus e a mobilidade para viajar, conhecer e vivenciar outras culturas é a melhor maneira de investir o tempo. Este programa vai beneficiar e proporcionar um conhecimento de mundo que ninguém vai poder tirar desses jovens”, afirmou Mônica.
O Superintendente da Secretaria de Direitos Humanos do Governo do Estado de Minas Gerais, Gustavo Aguiar, salientou sobre a garantia ao acesso. “A juventude de baixa renda tem que ter acesso à cultura e a mobilidade, com esse acesso os jovens vão poder ter uma nova visão de mundo, conhecimento, e, assim novas oportunidades”, falou ele.
Segundo o Coordenador da Juventude da Secretaria de Governo de Belo Horizonte, Vitor Diniz, o ID Jovem vai mudar vidas. “Temos o compromisso de transformar vidas. Estamos desenvolvendo um diálogo constante com Vespasiano para trazer novas propostas para a cidade e para o jovem vespasianense”, disse ele.
Para apresentar o ID Jovem, o Subsecretário do Comitê de Articulação Política da Secretaria Nacional de Juventude e Consultor do ID Jovem de Minas Gerais, Alexandre Almeida de Araújo, palestrou sobre o programa. “É de extrema importância que se divulgue o ID Jovem para que um grande número de jovens possam aderir ao programa, que só depende da inscrição para que o beneficiário possa começar a transformar a sua vida”, frisou Alexandre.
O Programa
O ID Jovem foi criado pelo Decreto nº 8.537/2015. É um documento emitido pelo Governo Federal que comprova a condição de baixa renda aos jovens de 15 a 29 anos, para acesso a benefícios relacionados ao Direito à Cultura e o Direito ao Território e à Mobilidade, estabelecidos pelo Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013).
O programa garante a meia-entrada, que é o desconto de 50% no preço do ingresso cobrado para o público geral em eventos artísticos-culturais, esportivos, de lazer e entretenimento. Ele garante, também, a reserva de duas vagas gratuitas e duas vagas com desconto de no mínimo 50% (a serem utilizadas caso as vagas gratuitas se esgotem), nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual.
Como aderir?
O jovem que se enquadrar nos pré requisitos, pode aderir ao programa ID Jovem, após a inclusão e a validação de dados pessoais, das seguintes maneiras: pelo APP ou pelo site.
www.juventude.gov.br