Vespasiano encerra a Semana de Museus com record de público

Mais de 700 pessoas participaram da Semana de Museus, realizada de 19 a 25 de maio na Casa da Cultura Aluízio Barbosa Martins no centro de Vespasiano. O evento promovido pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura Turismo e Lazer de Vespasiano expôs uma nova curadoria e também ofereceu em sua programação sarau de poesias, contação de histórias, apresentações teatrais, palestras e exibição de vídeodocumentário sobre Vespasiano.

A abertura do evento foi oficializada pela apresentação da Corporação Musical Nossa Senhora de Lourdes e com a visita guiada à Casa da Cultura, conduzida pelo museólogo Giovanni Augusto de Oliveira, que levou os visitantes a um passeio pelo tradicional sobrado, patrimônio histórico e cultural da cidade. Nele estão dois museus: o Museu Dona Marianna Joaquina da Costa – que reúne o acervo de antigos moradores da cidade, incluindo objetos que foram de Dona Marianna, proprietária da fazenda do Capão, local onde hoje é o Município de Vespasiano – e o Museu de Folclore Saul Martins que abriga peças em cerâmica, quadros, esculturas em madeira e barro, fotografias, presépios, cestarias, peças indígenas e uma biblioteca específica sobre folclore, que pertencem à Comissão Mineira de Folclore.

Segundo Giovanni, “reunir dois Museus em uma única casa com a possibilidade de fazer com as peças se comuniquem é algo extraordinário que enriquece ainda mais o acervo e sua exposição. É uma nova roupagem para a exibição da história de Vespasiano e também do Brasil, uma vez que algumas peças do acervo fazem parte do patrimônio público nacional”, ressaltou o museólogo.

A prefeita Ilce Rocha falou do compromisso desta administração com a promoção da cultura e da história da cidade. De acordo a chefe do executivo municipal, é importante resgatar a tradição local com a valorização do museu que antes dessa nova iniciativa estava um pouco esquecido pela população, “a Semana do Museu vem trazer para a população um novo pensamento de conhecer suas próprias raízes e sua história. A cultura e o resgate das nossas memórias é um investimento necessário que a prefeitura realiza, sem gastar muito, nessa época de crise, sem deixar de valorizar a cultura vespasianense”, explica a prefeita.

A Semana de Museus despertou a população a conhecer ou voltar a visitar a Casa da Cultura. A programação foi voltada para que todas as idades possam apreciar as apresentações e aprender mais sobre Vespasiano. Para a secretária de Cultura Turismo e Lazer, Mônica Regina da Cruz, esta é uma abertura para que as escolas explorem mais a história local, a cultura e a arte popular. De acordo com a secretária, novos eventos já estão sendo preparados para que a população possa desfrutar ainda mais das mostras nos museus.