Fique atento!

Coleta Seletiva

 

Coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas.

A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresas, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Fique atento para o descarte apropriado de alguns tipos de lixos:

Pilhas, baterias comuns e de celular também são separadas, pois quando descartadas no meio ambiente provocam contaminação do solo. Embora não possam ser reutilizados, estes materiais ganham um destino apropriado para não gerarem a poluição do meio ambiente.

Lâmpadas fluorescentes também necessitam de descarte especial. Em seu interior, uma lâmpada deste tipo possui vapor de mercúrio, gás tóxico, que contamina o ar quando quebrada. Algumas lojas de materiais elétricos e de construção possuem pontos de coletas destes materiais.

Lixo orgânico (restos de carne, frutas, legumes, verduras e outros alimentos) pode ser reciclado ou reaproveitado, mas deve ser separado do lixo seco. Este tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos.

 

Separe para a Coleta Seletiva Jogue no lixo, pois não é reciclável
PAPEL Papéis de escritório, papelão, caixas em geral, jornais, revistas, livros, listas telefônicas, embalagens longa vida Papel carbono, papéis encerados ou plastificados, papel higiênico, lenços de papel, guardanapos, fitas ou etiquetas adesivas
PLÁSTICO Sacos, CD’s, embalagens de produtos de limpeza, garrafas de refrigerante, canos e tubos Embalagens plásticas metalizadas (como as de salgadinhos), isopor
VIDRO Garrafas de bebida, frascos em geral, potes de produtos alimentícios, copos Espelhos, cristais, vidros de janelas e automóveis, lâmpadas, cerâmicas
METAL Latas de alumínio e de produtos alimentícios, tampas de garrafas Clips, grampos, esponjas de aço, tachinhas, pregos

 

Fique atento aos dias de recolhimento do lixo reciclável (Coleta Seletiva) e coloque o lixo na porta de sua casa, nos dias e horários corretos.

MANHÃ: DAS 7h30 ÀS 12 HORAS

Segunda-feira

Caieiras – Vista Alegre – Vale Formoso

Central Park

Terça-feira

Célvia – Jardim Alterosa – Fagundes

Jardim Itaú – Názia I e II – Lourdes

Quarta-feira

Jardim Daliana – Maria José – São Damião

Pouso Alegre

Quinta-feira

Angicos (sentido BH)

Morro Alto – Vida Nova – Sueli

Sexta-feira

Gávea I e II – Serra Dourada

Bernardo de Souza

TARDE: DAS 13 ÀS 16h30

 

Segunda-feira

Nova York – Bonsucesso – Nova Pampulha

Serra Azul – Morro Alto (Av. Existente) – Centro

Terça-feira

Vila Esportiva – Santa Clara I e II – Jardim

Encantado – Lar de Minas – Faseh

Prefeitura – Av. Prefeito Sebastião Fernandes

Quarta-feira

CT do Galo – Alphaville – UPA – Centro

Quinta-feira

Jardim da Glória – Angicos (sentido Centro)

Imperial – Santo Antônio – Prefeitura

Av. Prefeito Sebastião Fernandes

Sexta-feira

RBC – CT do Galo – Santa Cruz

Mônaco – Novo Horizonte – Santa Maria

Jardim Bela Vista – UPA – Centro