Cadastramento de animais (cães e gatos) para castração gratuita. Confira as regras

O Município de Vespasiano através da Secretaria Municipal de Saúde foi contemplado com o Projeto de Castrações (Castra móvel) / Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde – UMEES. O Projeto é composto por um micro-ônibus especialmente equipado para a castração, gratuita, de cães e gatos e conta com o apoio das emendas parlamentares do deputado estadual Noraldino Júnior. A previsão é de que 180 animais (45 por dia) sejam esterilizados na cidade desta vez. A castração é a política pública de controle de zoonoses, ligada a felinos e caninos, mais eficaz, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Dentre os animais esterilizados serão 77 animais entre cães e gatos machos e fêmeas que vivem nas ruas do Município.  Diante disso a população interessada poderá fazer a inscrição de seu animal e serão disponibilizadas 84 castrações para cães: sendo 52 fêmeas e 32 machos; 19 gatos: sendo10 fêmeas e 9 machos, totalizando 180 animais conforme definição do projeto.

Os interessados em fazer a inscrição de seu animal (cão ou gato), para participar do sorteio deverão se dirigir ao auditório da Prefeitura Municipal de Vespasiano, localizada à Avenida Prefeito Sebastião Fernandes, 479, Centro, no dia 30 de janeiro de 2018, das 8 às 16 horas.

O sorteio será no Auditório da Prefeitura Municipal de Vespasiano, no dia 1º de fevereiro de 2018 a partir das 8 horas e será aberto aos interessados em assistir.

ORIENTAÇÕES GERAIS:

• O critério de escolha dos animais que serão castrados (esterilizados) será por sorteio;
  • Será permitido 01 cadastro por residência (endereço);
  • O responsável pela inscrição deve ser maior de idade e estar portando a carteira de identidade e comprovante de endereço;
  • O proprietário (tutor) responsável pela inscrição do animal é quem deverá levar o animal no dia da castração caso seja sorteado e deverá estar portando seu documento de identidade, outra pessoa não poderá levá-lo;
  • Evite ir acompanhado de muitas pessoas no dia da castração (esterilização) para evitar agitação dos animais e tumulto;
  • Estar atento quanto ao horário agendado (a Secretaria Municipal Saúde não se responsabiliza por possíveis atrasos);
  • Os animais devem ter idade entre 6 meses e 7 anos;
  • Cadelas e gatas no cio podem ser castradas;
  • Os animais precisam estar em boas condições de saúde e limpos;
  • O animal deve estar em jejum de água e comida por 8 horas;
  • É de responsabilidade do proprietário o transporte do animal até o local da castração de maneira adequada e segura;
  • É necessário que o proprietário do animal leve uma manta (cobertor) para cobrir o mesmo após o procedimento cirúrgico;
  • Para os machos (cães e gatos), é necessário que o proprietário leve o colar elizabetano, se não tiver o colar a castração não será realizada;
  • O proprietário é responsável pelo recolhimento dos dejetos de seu animal;
  • Orientamos que o proprietário leve um lanche e água, pois não tem previsão do tempo de espera.

Após o sorteio, o tutor (proprietário) do animal receberá um comunicado via telefone agendando o dia e horário que deverá levar seu animal.

A equipe do referido projeto realizará as castrações (esterilizações) nos animais (cães e gatos) entre os dias 06/02 à 09/02/2018, no horário das 8 ás 18 horas, no Centro de Convenções Risoleta Neves, Rua João Telésforo Ferreira, 537, no bairro Caieiras, em Vespasiano.

Informações: Zoonoses 3621-8070.