Prefeitura valoriza a cultura vespasianense

A noite de segunda-feira, 13 de março, foi um marco cultural para Vespasiano. Com a casa cheia, o Palácio das Artes Nair Fonseca Lisboa recebeu a aula inaugural da Escola de Artes Capitão Carambola. A escola inicia suas atividades, em 2017, com 631 alunos matriculados de todas as regiões da cidade que vão ser distribuídos em 31 turmas, em 25 diferentes cursos das áreas de linguagens visual, corporal e musical. Com este projeto, a escola de artes vai ficar movimentada durante todo o dia com cursos manhã, tarde e noite.
Durante os dias de teste de aptidão, passaram pela escola cerca de dois mil candidatos em busca de realizar o sonho de estudar arte. Em relação a 2016, foram matriculados mais que o dobro de alunos (2016 – 280 alunos/ 2017- 631 alunos). A oferta de cursos/turmas passou de 21 para 31 cursos/turmas, sendo estes modernos e atuais, e os professores de 15 para 18 profissionais.
Para a abertura da aula inaugural, foi exibido um vídeo institucional, falando sobre os cursos que vão ser ministrados na escola neste ano de 2017. Em seguida, foi realizada a abertura oficial com o pronunciamento das autoridades.
De acordo com a Prefeita Ilce Rocha a descentralização da Cultura é de extrema importância. “Uma das propostas do nosso plano de governo era de descentralizar a cultura e foi um pedido meu à nossa Secretária de Cultura e pelo que estamos vivenciando aqui hoje, este pedido está sendo atendido, ver a casa cheia de crianças e jovens com suas famílias é emocionante, é encantador. Precisamos ver a cultura correndo em nossas veias, e estampada em nossa alma”. A Chefe do Executivo salientou que é muito importante investir em cultura. “O que estamos vivendo neste momento é muito especial. O nosso teatro cheio de crianças, jovens e adultos com sede de prender. Precisávamos otimizar este espaço, afinal arte e cultura são coisas sérias, e eu acredito no poder da transformação através da cultura. E acreditem: os professores da Escola Capitão Carambola vão mudar a vida de vocês”, finalizou Ilce.
A Secretária de Cultura Mônica Regina da Cruz, emocionada, destacou o poder da cultura. “Vamos transformar nossa cidade com o coração. Uma praça pode ser alegre e bonita com intervenções musicais e teatrais, um muro pode ter arte, pode ter cor. Uma escola de artes tem um poder de transformação imensurável. Sejam todos bem-vindos à Escola de Artes Capitão Carambola, onde a arte está em cada canto”, concluiu Monica.
Para a Diretora de Artes do Palácio das Artes Nair Fonseca Lisboa, Valéria Araújo, é preciso produzir fome de conhecimento em arte, a fome de manipular cores, formas, gestos, espaços, sons, silêncios, cenas, superfícies, movimentos e luzes. “Está aqui, Prefeita Ilce Rocha, uma escola de artes como você me solicitou, uma escola que revolucione a cidade, com arte inclusiva e que vai desenvolver o potencial criador de todos os interessados, nas linguagens visual, corporal, musical, visando o crescimento artístico, estético, emocional, intelectual, social, histórico e cultural, tornando-os seres pensantes e críticos”, enfatizou emocionada.
Após os discursos, os “Talentos da Terra” Marcelo do Vale e Barbara Martins fizeram apresentações artísticas. O ator Marcelo do Vale apresentou um trecho do monólogo Shakespeare Apaixonado e a bailarina Barbara Martins apresentou uma coreografia onde interpretou um texto lido por Marcelo do Vale.
Durante todo o evento, os professores de música, fizeram apresentações instrumentais. Valéria Araújo finalizou o evento convidando os presentes para visitarem as exposições dos alunos, nas galerias de arte do Palácio das Artes.